Carrinho

Sala com decoração contemporânea.

Você sabia que o moderno e o contemporâneo são dois estilos de decoração de interiores diferentes? É sempre legal conhecer um pouco mais sobre os diferentes estilos para quando formos planejar o nosso lar. Por isso, a seguir vamos explicar o que muda entre eles! Fique ligado.

 

Estilo de decoração moderno

Antes de tudo, o estilo moderno se refere a um período específico: o início do século XX. Caracterizado principalmente por seus inúmeros avanços tecnológicos. Não é à toa que se trata de um estilo focado em um design funcional, simples e limpo. Ou seja, algo bastante minimalista. Nada muito ousado ou com grandes alturas.

 

Outra característica marcante sobre casas modernas é sua arquitetura aberta. Isso quer dizer que dois ou mais espaços deixam de possuir paredes que o separem. Fazendo com que formem um único cômodo maior. É comum vermos isso acontecer entre a sala, cozinha e sala de jantar.

 

Além disso, uma decoração moderna privilegia as cores sólidas primárias (especialmente o azul e o vermelho, também em tons mais desbotados), o preto e o branco. Seus móveis, como já dissemos, são funcionais e simples. A iluminação natural é muito valorizada, e a iluminação artificial é muito utilizada para destacar elementos específicos. Como detalhes arquitetônicos, esculturas etc. Sem contar que o vidro, o ferro e os revestimentos de parede também marcam presença.  

 

No fim, a ideia central da decoração moderna é criar um ambiente simples, organizado e sem adornos desnecessários.

 

Estilo de decoração contemporâneo

O estilo contemporâneo é voltado para as tendências que estão dominando o design de interiores no momento. Assim, algo que era contemporâneo em 2010 já não é mais hoje em dia. Por outro lado, algo que era moderno em 2010 continua sendo moderno atualmente e continuará sendo amanhã. Em outras palavras, o design moderno não muda com o tempo, mas o contemporâneo, sim

 

Ele é inspirado em todos os estilos existentes, incluindo o moderno, ou até os mais antigos. Mas isso não significa que seja desleixado, ou que não tenha nada que o caracterize. Ainda que exista uma mistura, as linhas limpas e as superfícies lisas estão sempre presentes nesse tipo de decoração. Oferecendo, também, uma aparência mais ordenada para o cômodo.

 

Além disso, também é bastante comum que as casas contemporâneas possuam cômodos unidos e muita luz natural — quanto mais energia você conseguir conservar, melhor. Os materiais privilegiados são os ecologicamente corretos, ou reciclados. A paleta geralmente é neutra. Mas há também uma pitada de cor mais vibrante para dar destaque, usando um sofá mais ousado, por exemplo. 

 

A maioria dos móveis utilizados são de estilo atual. Mas as https://www.capitaldecor.com.br/luminaria-tripe-sala-de-estar/institucional">luminárias podem ser escolhidas de diversas épocas diferentes!

 

A característica básica da decoração contemporânea é que ela combina vários estilos sem dar muito destaque para nenhum. Mas é cheia de personalidade e fala muito sobre as pessoas que vivem na casa.

 

Entendeu a diferença? Qual dos dois você prefere? Aproveite e confira a loja online da Capital Decor. Os nossos itens com certeza te ajudarão a decidir!