Carrinho

Decoração rústica

Para que sua casa tenha uma decoração rústica, você não precisa morar em uma cabana de madeira no meio da floresta. O que cria esse estilo são escolhas dentro do seu lar. A madeira verdadeira, por exemplo, compõe grande parte dos itens desses espaços. Podendo ser totalmente natural ou apenas levemente tratada. O importante é pensar em elementos que vêm diretamente da terra.

 

Outro ponto essencial é a paleta de cores: ela costuma ser calmante, com cores naturais e neutras como bege, branco, marrom e cinza. As opções ousadas devem ser deixadas de lado. Seja discreto nesse quesito. Além disso, a decoração rústica tem ares descontraídos e acolhedores. E por mais que você se dedique muito para planejá-la, ela parece despretensiosa!

 

Temos certeza que agora você já tem uma ideia de como começar a planejar sua decoração rústica, mas a seguir nós listamos algumas características importantes e que vão te ajudar bastante. Confira:

 

Principais características da decoração rústica:

 

 

  • Madeira verdadeira: madeira falsa não contribui muito para criar uma decoração rústica. Priorize a verdadeira. Seja com um piso de tábuas largas, ou com uma mesa que lembra uma fazenda do interior. Aliás, não hesite em ter peças que estejam um pouco gastas. As imperfeições são perfeitas nesse caso.

 

 

  • Textura: a decoração rústica utiliza muitos materiais naturais, então valorize as texturas que estão nessa linha. Lareiras de tijolo, madeiras ásperas, tapetes de juta etc. são bem comuns.

 

 

  • Peças pesadas: os estilos próprios da modernidade são mais leves, delicados e finos. O estilo rústico, em vez disso, é muitas vezes descrito como pesado, corpulento e denso. Assim, para uma decoração desse tipo, não tenha medo de escolher móveis com pernas de madeira grossas e com presença.

 

 

  • Simples: o foco da decoração rústica é muito mais o material do que o design. Muitas peças possuem traços incrivelmente simples. Dessa forma,  é muito mais fácil prestar atenção no material propriamente dito.

 

 

  • Vigas: elas são a cara do design rústico, então se sua casa conta com vigas expostas, mantenha-as assim!

 

 

  • Feito à mão: poder balancear a decoração rústica com peças feitas à mão dá o toque final perfeito a esse tipo de ambiente. Isso significa que não tem problema algum comprar algumas peças prontas, mas diversificar e dar sua personalidade por meio de um belo artesanato, por exemplo, faz toda a diferença.

 

 

 

Dê uma olhada também neste blog sobre como plantas artificiais também dão vida à decoração da sua casa. Afinal, em um estilo rústico não pode faltar o verde das plantas!

 

Gostou? Com a Capital Decor não tem erro! Visite nossa loja online também para conferir itens belíssimos para a sua casa.