Carrinho

Decoração de Sala

Por mais que não percebam isso, as pessoas nem sempre fazem a decoração da sala de estar da melhor maneira. Na verdade, é bastante comum que erros, que desvalorizam o espaço, sejam cometidos. Um exemplo disso é encostar todos os móveis nas paredes, com a intenção de deixar mais espaço livre. Isso não faz nada além de restringir o cômodo, tornando-o menos convidativo e reduzindo as opções de layout.

 

Quer dar uma olhada em mais alguns erros de design comuns na decoração da sala de estar? Confira este blog e evite todos eles!

 

1. Você tem muitos móveis grandes?

Quem não gostaria de ter um sofá espaçoso na sala de estar? Nada melhor do que assistir a um bom filme com a família reunida em um desses. E você tem todo o direito de ter um! A decoração da sua sala não será prejudicada por causa disso. 

 

Só é preciso tomar cuidado. Um ou dois móveis grandes são, inclusive, recomendados. Isso valoriza o espaço e ajuda a torná-lo mais amplo. Mas não podemos passar disso. Conjuntos de móveis com sofás, poltronas e mesas de centro, por exemplo, estão fora de questão se todos eles forem muito proeminentes. 

 

O excesso de objetos desse tipo faz o ambiente ficar muito apertado. Por isso, mesmo que você tenha um sofá confortável, seria difícil se sentir bem nele em razão da falta de espaço ao redor. 

 

2. Você tem assentos suficientes disponíveis?

A variedade e quantidade de móveis é tão importante quanto o seu tamanho e a maneira como escolhe posicioná-los no cômodo. Isso é ainda mais relevante quando se planeja a decoração da sua sala de estar. Esse ambiente não só acomoda a sua família, mas também os seus convidados. Então precisamos nos perguntar: será que além de caprichar na aparência, também estou dedicando a atenção necessária à funcionalidade do ambiente? Ele está fornecendo assentos suficientes para acomodar a todos?

 

Um único sofá pode ser o bastante para alguns lares. Mas não é sempre assim. É fundamental considerar a quantidade de pessoas que moram com você e se a sua casa costuma receber convidados. Caso sejam muitos, não se limite aos sofás. Considere poltronas, puffs ou mesmo cadeiras

 

Isso não quer dizer que você precise apertar cada um desses móveis no ambiente. Escolha alguns de acordo com o estilo da sala e a disposição dos demais móveis. Fazendo isso, terá uma sala de estar acolhedora para todos, sem precisar cair na monotonia!

 

3. Você está valorizando os detalhes da decoração da sua sala?

Não são só os móveis que devem ser considerados para a decoração da sua sala. Os acessórios são tão importantes quanto. Afinal, o que seria de um belo vestido sem uma jóia para dar o toque final? Um brinco ou colar, por exemplo, faz toda a diferença, não acha? Então não deixe de pensar também nos detalhes. Eles darão o equilíbrio perfeito ao ambiente!

 

Você não precisa se forçar a decorar sua sala com peças que não fazem parte do seu estilo. Mas vale muito a pena adicionar uma camada da sua personalidade, por mais simples que o detalhe seja. Alguns exemplos simples são vasos com plantas ou flores, quadros ou relógios vintage para decorar as paredes

 

Não deixe de conferir as sugestões de blogs acima, mas caso esteja procurando um enfeite de última hora, você pode começar com alguns itens de viagem, objetos colecionáveis ou mesmo uma pilha colorida de livros. Eles já conferem um charme especial à sua sala. Então pode ter certeza de que ela não precisa se contentar à sensação de vazio que a falta de um acessório causa.

Decoração de Sala

4. Você escolheu um tapete pequeno para a decoração da sua sala?

Os tapetes são complementos maravilhosos para colocar no centro das salas de estar. Mas é preciso escolher bem, porque tapetes pequenos demais deixam o ambiente desproporcional. 

 

Um tapete de centro deve ser grande o suficiente para que possa ficar embaixo da mobília. O ideal é que pelo menos as duas pernas dianteiras do sofá estejam sobre ele. Além disso, deixe também um pouco de espaço ao redor das pernas. 

 

Em ambientes com uma decoração mais familiar, essa proporção pode ser um pouco menor. Mas é importante que o tapete compreenda boa parte da extensão do móvel de maior destaque. Assim, o cômodo fica mais aconchegante e refinado.

 

5. Você está colocando cortinas muito baixas?

A altura da sua janela não dita a altura na qual suas cortinas serão fixadas. Pendurá-las de 7 a 20 centímetros mais alto do que a janela proporciona um efeito visual incrível. Muitos designers dizem que esse pequeno toque faz o espaço parecer maior e melhor. Porque o teto ganha altura no processo. Mas para isso é preciso que as cortinas sejam longas. Em outras palavras, mesmo com esse truque, elas devem quase roçar o chão — sem ficarem amontoadas, é claro.

 

Gostou? Temos certeza de que a sua sala de estar vai ficar muito mais aconchegante agora. Visite o nosso blog para mais dicas e a nossa loja online para ter acesso aos melhores itens de decoração, direto da sua casa! A Capital Decor é a especialista em quem você pode confiar quando o assunto é decorar!