Carrinho

Decoração de sala com luzes.

Quando pensamos em decoração, a iluminação não é nem de longe o aspecto que primeiro vem à mente. Ainda assim, não importa o quanto um ambiente tem estilo e o quanto você se dedica para ele seja bonito... Se a iluminação não fizer parte do planejamento, muito vai ser perdido. Porque é ela que mostra cada cantinho do espaço, dando também destaque para alguns objetos ou tornando o cômodo mais funcional

 

É por isso que também existem diversos tipos de iluminação: a direta, a indireta e a dispersa. Aquela a ser escolhida irá depender das suas intenções. A luz direta fica direcionada para uma parte em específico. Como é o caso de uma luminária que fica ao lado de uma poltrona usada para leitura. A indireta, por outro lado, não tem um foco determinado. Grande parte do ambiente é iluminado por ela. Por último, mas não menos importante, a iluminação dispersa atinge o cômodo por completo, de modo a iluminá-lo com uniformidade. Por isso mesmo é colocada em um ponto central.

 

Já deu para perceber o quanto a iluminação é importante para a decoração, certo? Mas vamos continuar para mais algumas informações! 

 

Ambientes mais claros são mais aconchegantes

Ambientes com uma boa iluminação são muito mais agradáveis de se estar em razão do conforto visual. Por isso, é imprescindível pensar nela quando se pensa na decoração. Assim os dois caminham juntos e você garante muitos benefícios.

 

Mas não adianta só iluminar. É preciso pensar no tom também. Ele é super importante dependendo do lugar. 

 

Tons neutros e frios

Primeiramente vamos pensar no tom neutro (branco). Essa tonalidade valoriza e não distorce as cores escolhidas para a decoração do ambiente. Além disso, juntamente com o tom mais frio (azulado), o tom neutro conta muito para deixar o cômodo mais funcional. Assim, se a sua intenção for ler ou trabalhar, deve selecionar uma das duas tonalidades.

 

Luzes ineficientes fazem com que você tenha que forçar a vista. Escolher o tom neutro ou frio permite executar qualquer atividade de um jeito bem mais confortável. 

 

Mas e os tons mais quentes?

Os tons mais quentes (geralmente amarelados) são ideais para ambientes onde uma iluminação mais baixa não é um problema. Como no quarto. Já que é um tipo de iluminação mais intimista, ela também ajuda a relaxar mais. Então é perfeito em um lugar usado para descansar ou mesmo para jogar conversa fora.

 

Você pode dar destaque a um ponto da decoração

A iluminação direta não é apenas funcional, ela também é muito usada para valorizar pontos específicos da decoração. Como obras de arte, esculturas, vasos, entre muitos outros artigos que você tenha um carinho especial ou que ache que mereça ter um brilho a mais — nesse caso literalmente!

 

Além disso, existe uma forte tendência entre os designers e decoradores de colocar luzes embutidas em móveis. Isso só mostra o quanto a iluminação também pode se reinventar para criar diferentes efeitos visuais. 

 

Quer mais algumas dicas? Acesse nosso blog sobre como decorar sua sala de estar com a luminária tripé!

 

Ou você já pode, quem sabe, visitar nossa loja online para se encantar com as diferentes opções de iluminação que a Capital Decor tem para você. A sua decoração agradece!